Frei Calogero: A criação na teologia judaico-cristã

Em nossa época, a sociedade cada vez mais toma consciência do problema ecológico e da forma de refletir e atuar sobre as condições de vida na Terra, das quais depende a sobrevivência da humanidade. Neste artigo, analisamos o assunto à luz da narrativa da criação conforme o texto sagrado judaico-cristão, no pensamento de Agostinho de Hipona, teólogo do século 6° e de Pierre Teilhard de Chardin, sacerdote e paleontólogo do século 20, expoente do pensamento moderno.

A natureza na Escritura judaico-cristã

Na tradição bíblica, o mundo é obra de Deus. Assim começa o livro do Gênesis: “No princípio, Deus criou o céu e a terra” (Gn 1,1). Essa afirmação quer responder às questões mais fundamentais da vida humana: Qual é a nossa origem? Qual é o nosso fim? De onde vem e para onde vai tudo o que existe? Na Bíblia, o ser humano adquire um lugar de honra, como ser criado à imagem e semelhança de Deus, conforme canta o Salmo 8, versículo 6: “Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor”. Desta bela oração se deduz que, na teologia judaico-cristã, a natureza é obra das mãos de Deus e o homem é o ápice da criação. (Artigo no DIALOGO, Paulinas Outubro-Dezembro 2010)

Abaixe o arquivo pdf ao link:

http://cid-c205cac01f5402ea.office.live.com/self.aspx/CF%202011%20Fr.%20e%20a%20vida%20no%20planeta/Frei%20Calogero%20A%20cria%c3%a7%c3%a3o%20na%20teologia%20judaico-crist%c3%a3.pdf

Anúncios

Sobre Santuário do Vagão Queimado

Santuário a serviço da Igreja, para a maior glória de Deus.

Publicado em 10/11/2010, em Frei Calogero e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: