Epifania: Jornada Missionaria das crianças

Cidade do Vaticano (Agência Fides) – “As crianças ajudam as crianças” é o slogan que distingue em todas as latitudes a Pontifícia Obra da Infância Missionária (POIM), uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias, presente hoje em cerca de 150 países do mundo. O ponto central da Obra é o papel especial dos “pequenos” no anúncio do Evangelho e no testemunho do Amor do Pai, aliviando os sofrimentos de seus coetâneos. Na solenidade da Epifania, ou de acordo com as exigências pastorais locais em outro domingo próximo desta data, as crianças da POIM de todas as Dioceses do mundo promovem e animam iniciativas para a sensibilização e a coleta de verbas com atividades no período do Advento e das festividades natalinas.
Com as verbas coletadas, são financiados centenas de projetos em prol de crianças em todos os continentes: são distribuídos alimentos, vestuário, medicamentos e material escolar. Promove-se a construção e a manutenção de escolas, orfanatos, postos de saúde, hospitais, centros de catequese e de recuperação. São sustentadas iniciativas nos campos da pastoral da infância, da catequese, da educação pré-escolar e escolar, de defesa da vida, de formação cristã e missionária.
Durante o ano de 2010, a Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias, após examinar a demandas recebidas pela POIM, destinou subsídios num total de 18.960.600 $ (3.976.000 $ de subsídios ordinários e 14.984.600 $ de subsídios extraordinários). A divisão dos subsídios, por continente, se deu como segue: África 11.339.800 $ (1.508 projetos); América 1.041.400 $ (137 projetos); Ásia 6.182.800 $ (1.122 projetos); Europa 118.900 $ (31 projetos); Oceania 277.700 $ (45 projetos). A estes, somam-se 197.466,58 $ de subsídios às Direções nacionais.
Em relação aos projetos aprovados: 497 destinaram-se à pastoral da infância, 64 à animação e formação missionária, 105 à educação pré-escolar, 1.081 à educação escolar, 281 à formação cristã, 815 à proteção da vida, num total de 2.843 projetos.
Esta intensa movimentação de ajuda “dos pequenos aos pequenos” deve-se à inspiração de um Bispo francês, Dom Charles August Marie de Forbin-Janson (1785-1844), Bispo de Nancy, que em meados do século XIX ficou surpreendido com os sofrimentos das crianças e das cartas que recebia dos missionários, especialmente da China. Sua forte alma missionária encontrou inspiração na devoção ao Menino Jesus que estava se difundindo, à qual deu uma forte impostação missionária. Com efeito, o próprio nome “Santa Infância” (hoje Pontifícia Obra da Infância Missionária) expressava o desejo de dispor a Associação à proteção do Menino Jesus. A data que marca oficialmente o início da Obra é 19 de maio de 1843. A intuição de Dom de Forbin-Janson foi criar um movimento de crianças cristãs para ajudar as crianças que ainda não conheciam o Evangelho a encontrar o Senhor e salvá-las da morte. Rapidamente, a Obra encontrou receptividade em pessoas e instituições envolvidas na educação das crianças e cresceu muito, principalmente na Europa e na América do Norte. Papa Leão XIII a promoveu com a encíclica “Sancta Dei Civitas” (3 de dezembro de 1880) e em 3 de maio de 1922, Papa Pio XI conferiu-lhe o título de “Pontifícia”.
Hoje, a Pontifícia Obra da Infância Missionária, através das Direções nacionais presentes em nações de todos os continentes, promove iniciativas de formação e animação, com o objetivo de suscitar nas crianças e jovens a participação na missão universal, a solidariedade para com seus coetâneos com problemas e o empenho em atividades missionárias, envolvendo também famílias, paróquias, escolas, educadores, catequistas e professores.
Por ocasião de sua visita à Áustria, em setembro de 2007, o Santo Padre Bento XVI se dirigiu às crianças da POIM com as seguintes palavras: “Vejo vocês como pequenos colaboradores da obra que o Papa oferece à Igreja e ao mundo: vocês me apóiam com a sua oração e também com seu compromisso na difusão do Evangelho”. (SL) (Agência Fides 05/01/2011)

Anúncios

Sobre Santuário do Vagão Queimado

Santuário a serviço da Igreja, para a maior glória de Deus.

Publicado em 07/01/2011, em Cantori della Stella, Epifania, IAM. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Parabéns Frei Nei por esse lindo blog!!
    Muito importante estar bem informados!!
    abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: