Levando a sério a Campanha da Fraternidade 2012

A Campanha da Fraternidade ( CF ) 2012 com o Tema “Fraternidade e Saúde Pública” demonstra como a CNBB está antenada aos problemas brasileiros, pois, a saúde é segundo pesquisas realizadas, a maior preocupação da sociedade de hoje.

É importante esclarecer que a CF é um dos maiores meios de evangelização da Igreja no Brasil. É um grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, de renovação interior e de ação comunitária. É momento de exercício de uma verdadeira pastoral de conjunto em prol da transformação de situações injustas e não cristãs. É a oportunidade de estar intimamente ligado a missão do Cristo, que veio para salvar a humanidade, levando vida a realidade das comunidades e pessoas as quais teve contato. Durante a CF em especial somos convidados a transformar e sermos transformados como deseja Jesus.

O tema ligado a saúde pública mostra a dura realidade enfrentada por aqueles que em momentos de grande fragilidade, precisam dos serviços de saúde. Ao mesmo tempo o tema convida a refletirmos sobre como podemos, enquanto comunidade, melhorarmos este atendimento e até mesmo evitarmos esta situação.

A CF convida os cristãos e pessoas de boa vontade a:

  • Entender a legislação vigente sobre a saúde pública, nossos direitos e as maneiras corretas de utilização destes serviços;
  •  Ter consciência da responsabilidade de cada um, com a própria saúde e a saúde do próximo;
  • Assumir a função de agente transformador como Jesus nos pediu. Afinal que vantagem tem aquele que simplesmente reclama das estruturas, porém, não se põe a serviço para no mínimo indicar meios para melhorar aquilo do qual ele próprio depende?
  • Criar laços de comunidade que fortaleçam as pessoas na busca de seus anseios comuns. Lutar contra as injustiças sozinho é loucura, mas unir-se a outros com o mesmo objetivo, permite a realização destes desejos.

Fica muito claro que saúde pública está ligada a política e aqui cabe um parênteses sobre o assunto e espero que a partir da definição da palavra, comecemos a refletir no mínimo de maneira diferente sobre o assunto.

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. A política rege nossas vidas e principalmente na área da saúde, nossas atitudes de participação e acompanhamento, com certeza farão diferença na vida que queremos ter.

Outro ponto interessante ligado ao tema é como podemos melhorar a realidade da saúde. Uma possibilidade é conhecendo nossos direitos e a outra é sabermos que a grande maioria dos problemas de saúde do nosso tempo está intimamente ligada ao nosso comportamento. Vamos relacionar abaixo problemas de saúde pública causados por nossa responsabilidade ou omissão:

  • As doenças não transmissíveis são responsáveis por 67,3% dos óbitos no Brasil e por cerca de 75% dos gastos com a atenção à saúde (dados de 2007). Estas doenças em geral são: hipertensão, diabetes, acidentes cardiovasculares, e o câncer. É importante salientar que estas doenças em grande proporção são causadas por hábitos alimentares inadequados, falta de atividades físicas, uso de drogas lícitas como álcool e tabagismo entre outros. E que o acompanhamento e a prevenção poderiam evitar problemas mais graves de saúde;
  • Doenças transmissíveis: As principais são gripe ou a mais preocupante a influenza H1N1, tuberculose, AIDS, hepatites virais, etc. Estas doenças podem ser prevenidas e se tratadas correta e precocemente podem evitar problemas sérios. Também é preciso ter consciência que doenças como a dengue que tantas pessoas têm atingido nos últimos anos, acontecem principalmente por nossa omissão, quando não observamos cuidados básicos como água parada e questões de higiene;
  • Fatores de risco modificáveis: O tabagismo é a principal causa evitável de morte no mundo. A ausência da prática regular de exercícios físicos tem acarretado muitos problemas de saúde e os principais são acidentes cardiovasculares e o sobrepeso e a obesidade que por sua vez favorecem o diabetes e a hipertensão;
  • A dependência química: É outro problema grave para a saúde brasileira. Os índices aumentam rapidamente, as drogas têm se potencializado e algumas  causado a morte em curto prazo, sem contar o aumento da criminalidade que também causam violência e morte;
  • Causas externas (acidentes e violências): No Brasil as mortes por causas externas já ocupam o 3º lugar e detêm o 1º lugar na faixa etária de 15 a 39 anos. É assustador o alto número de acidentes de trânsito no país ceifando milhares de vidas e muitas vidas com sequelas irreversíveis que passam a depender do sistema de saúde e da família. O grande número de acidentes está intimamente ligado ao uso de bebidas alcoólicas, situação na qual nossos jovens estão exagerando e na maioria dos casos com o incentivo ou vista grossa dos pais. Famílias, acordem antes que seja tarde demais para eles! Estamos afogando o futuro do Brasil na bebedeira.

Esperamos que o exposto acima ajude o nosso povo a viver o período quaresmal como espírito de conversão e ação social. Que cada grupo ou comunidade conheça e transforme sua realidade. Até porque o belo de ser cristão é poder transformar vidas para melhor. E como rezamos na oração do Pai nosso, “venha a nós o Vosso Reino…” e Ele só virá se agirmos como comunidade comprometida.

Valter Cachoni Junior
Coordenador do CPP da Paróquia Santuário
N. Sra. Aparecida do Vagão Queimado

Anúncios

Sobre Santuário do Vagão Queimado

Santuário a serviço da Igreja, para a maior glória de Deus.

Publicado em 22/02/2012, em Campanha da Fraternidade e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: